Lilypie First Birthday tickers

Quem foi que disse que amamentar é fácil? Amamentar não envolve instinto, é algo a ser aprendido, uma técnica a ser desenvolvida, mas todo mundo faz parecer que é a coisa mais fácil do mundo!

Desde que engravidei da Sofia estava mais do que certo pra mim amamentar, era inquestionável isso! E é o que está acontecendo, só que não foi fácil!

No dia que a Sofia nasceu, as enfermeiras da Clínica não colocaram a pequena logo para mamar no peito, disseram que podia "esperar até 4h, que ela ainda tinha reservas!", mas um tempo depois que já estávamos no quarto, o Dr. Marcos apareceu e perguntou se ela já tinha mamado, mal terminei de falar o que as enfermeiras disseram, ele ficou bravo - com elas, claro! - e fez eu dar o peito pra Sofia hahahaha. Amei a sensação, mas confesso que doeu!

À partir daí, iniciou-se a batalha, sim, porque ninguém me orientou corretamente. A única coisa que eu sabia é que eu precisava alimentar a minha filha! Passamos uma semana de dor, uma dor dilacerante, de bico do seio fissurado, de milhares de dicas, orientações e todas diferentes e isso me enlouquecia. Procuramos ajuda especializada, num Banco de Leite aqui de Floripa e lá aprendi que precisava "ordenhar" o seio antes da mamada pra facilitar a "pega" e que assim, não ia mais machucar nem doer. E funcionou! Mas aí, vieram com a história que tinha que amamentar 30 min no mesmo seio. Virou uma piração... aquela meia hora era um martírio... por que este tempo? "Ah, porque o leite tem 3 momentos e é bem no fim da mamada que sai o leite com gordura!", foi o que me explicaram! E eu obedeci!

Bom, aí veio a segunda consulta da Sofia com o pediatra, o Dr. Gean e ela não tinha ganho peso suficiente. Quase morri né? Me senti uma porcaria e aí ele me orientou a dar de mamar de 2 em 2h, já que a livre demanda com a Sofia não táva funcionando, pois ela dormia bastante entre as mamadas e eu a acordava, então de 3 em 3h. Foi o que fiz, mas aí depois de 3 dias da consulta notei que a pequena estava com olheiras e peraí... bebê com olheiras não é normal e à noite ela estava dormindo bem. Então, enviamos um e-mail pro pediatra, relatando tudo o que eu havia observado naqueles dias - agitação, dormindo pouco entre as mamadas, demonstrando fome mesmo depois de mamar - e qual foi a conclusão? COMPLEMENTO com NAN1!!!
Confesso que chorei, que me senti super mal :( , a palavra que melhor define o que senti é "insuficiente", assim que me senti, mas tentei não me abalar e com o apoio do maridão a dor que apertava meu peito foi passando, pois sabia que era o melhor pra Sofia e que assim, ela não passaria mais fome e começamos a dar complemento com seringa sempre depois das mamadas... sempre porque ela sempre aceitava. Bom, pra nossa alegria, na consulta de retorna só pra pesagem, a Sofia havia ganho 480g em 12 dias e estava pesando 4.290g, alegria geral!

Agora a Sofia está ótima, dia 21/01 temos a consulta mensal com o Dr. Gean e vamos ver quanto mais a pequena ganhou de peso e quanto cresceu, mas me sinto mais tranquila e confiante. E mudei o esquema das mamadas: é livre demanda, amamento nos dois seios e ofereço o complemento, que às vezes a Sofia aceita e noutras vezes não e quando aceita, a média tem ficado em 45ml. Encontramos o NOSSO jeito e tudo tem dado certo!

Bom, no meu caso, faltou orientação, na verdade, eram muitas informações diferentes... mas o que me chateia é que poderia ter sido bem mais fácil e menos sofrido se simplesmente existisse um concenso sobre o amamentar e se EU tivesse me dando conta que 30min era demais, que eu poderia oferecer os dois seios pra Sofia que não teria problema nenhum, que eu poderia apertar a teta hehehehe e ver que o leite tinha acabado e colocar a Sofia na outra que não teria problema nenhum e que é a Sofia que vai "dizer" se está satisfeita ou não.

Enfim, agora eu aprendi e não vou esquecer e se vier o próximo filho, será bem mais tranquilo!

0 comentários: